sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MItologia Grega – Parte 2

(acesse a primeira parte aqui)

Vamos dar continuidade ao que eu publicava no Pop News, sobre Mitologia grega.

Ah sim, o texto foi concebido por mim, mas foi através de pesquisas em cima do meu “Livro de Ouro da Mitologia” e o “Dicionário da Mitologia Grega e Romana”. Minha paixão pela mitologia grega me fez a escrever esse texto, pois tudo que eu encontrava, era direcionado as crianças ou muito antigo. Vamos agora nos direcionar ao Olímpicos, que habitavam o Olimpo e cuidavam da humanidade.

OS OLÍMPICOSolimpo

O Olimpo deixou de ser localizado em algum lugar e tornou um reino divino em Urano (o Céu), que abrigava todos os deuses nele.

Como mencionado antes, Zeus era o regente, sentava-se em um trono e ao seu lado estava Hera, sua irmã e esposa.

olimpicosHera, com também já foi mencionado anteriormente, era mãe de quatro dos filhos de Zeus: Ares, Ilítia, Hebe e Hefesto. Era muito ciumenta e foi a causadora de várias fugas de mortais ou deusas de menor escalão para salvar seus filho da ira da deusa-mãe.

Muitos outros filhos de Zeus vieram a morar no Olimpo, entre eles estão: Hermes, Apolo, Ártemis, Atena, Afrodite e Dioniso. Seus irmãos, também tomaram o Olimpo como morada: Poseidon, Deméter e Héstia, não fazendo parte somente Hades, pois tinha o Inferno e o Tártaro para tomar conta. Poseidon, apesar de ser o senhor dos mares, fazia parte da casta olímpica.

Vários outros deuses residiam no Olimpo, alguns filhos e filhas de Zeus com outras deusas e mortais, e outros netos dele. O Olimpo era um paraíso, só perdia para o Elísion, a morada dos guerreiros mortos e das mortais da qual Zeus possuiu.

Como já mencionei, muitos deuses moravam no paraíso dos deuses, mas somente doze desses deuses poderiam comandar as coisas na Terra, dizer o que iria acontecer com cada um dos mortais. A partir daqui começarei a falar desses deuses e de suas aventuras e desventuras.

10 comentários:

Anônimo disse...

adorei araseiiiiiiiiiiiiiiiiiii no meu trabalho escolar ta so 10

Anônimo disse...

tudo lindo

Anônimo disse...

minha professora e parecida com a hera taaaaaaaaaaaaaaaaaaa so fala de mitologia e bacana mais estou cansada so disso egua barbie e o apelido dela bjs sou 10

Anônimo disse...

minha professora e parecida com a hera taaaaaaaaaaaaaaaaaaa so fala de mitologia e bacana mais estou cansada so disso egua barbie e o apelido dela bjs sou 10

Anônimo disse...

barbie sua aula da sono bora conbinar

Anônimo disse...

barbie voce e chata mais voce e uma prof legal beijos sua aluna preferida sou d +

Anônimo disse...

estou fazendo um trabalho e utilizei muito este site obg!

Anônimo disse...

Afrodite não é filha de Zeus, ela nasceu da espuma do mar causada pela "morte" de Urano.

André Luz disse...

Meu caro "anônimo", você - não - está totalmente certo. O mito de Afrodite é mais complexo do que pode se imaginar. Como quase todos os mitos gregos, ele possui várias vertentes, em uma delas ela foi gerada das espumas do mar aonde caiu o falo de Urano, cortado por Cronos, seu filho com Gaia, a Terra, mas existe uma outra aonde ela é filha de Zeus com a titanide (ou oceanide, filha do titã Oceano e da titanide Tetis) Dione, irmã de Cronos (ou sobrinha), e uma das várias "puladas de cerca" do deus supremo do Olimpo. Os mitos gregos são inconstantes e diversos, vale uma boa pesquisa para saber mais sobre eles.

Anônimo disse...

Ridiculo, Afrodite é filha de Urano, Inferno é o Mundo Inferior, ou seja o local onde fica o 'inferno' e o 'paraiso' como vocês então acostumados ver. É Olimpianos não Olimpicos. Estude faça o favor.