quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

A história de Sadako

 "Este é o nosso grito. Esta é uma oração. Paz no mundo”.


Sadako Sasaki tinha dois anos de idade em 6 de agosto de 1945, quando a bomba atômica “Little Boy” foi lançada pelo bombardeiro Enola Gay sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, que possuía uma população de aproximadamente 350.000 pessoas.

Sadako e sua família moravam a pouco mais de um quilômetro e meio do hipocentro da bomba. Uma luz branca e ofuscante brilhou pela cidade, e um enorme estrondo foi ouvido a quilômetros de distância. Imediatamente, incêndios eclodiram por toda a cidade e chuva negra radioativa começou a cair do céu. Sadako, como sua mãe e irmão, escapou dos incêndios. A avó de Sadako estava saindo com seus familiares, quando retornou para recuperar algumas heranças de família e nunca mais foi vista. O pai de Sadako não estava em Hiroshima quando o ataque ocorreu, se juntando à sua família depois.

Como muitos outros que vivem em Hiroshima, pós-Segunda Guerra Mundial, a família Sasaki lutou contra doenças, dificuldades financeiras, escassez de alimentos e incerteza de futuro. Eles sofreram e lamentaram a perda da avó de Sadako e quando ela ficou doente com leucemia, chamada de doença da bomba atômica, pois o câncer provavelmente foi causado pela chuva negra que caiu sobre Sadako no dia do bombardeio.

Aos doze anos de idade, Sadako precisou, então, ser internada em um hospital, onde permaneceu otimista e resiliente. Mesmo doente, Sadako continuou trazendo felicidade e alegria para sua família e amigos. Ela ficou muito feliz quando o Red Cross Youth club deu a ela e outras crianças no hospital origamis garça (Tsuru). A intenção dos origamis era ajudar as pessoas que estavam doentes a ficarem boas novamente. O pai de Sadako, a estava visitando quando ela lhe perguntou: “Por que eles nos enviaram garças em origami, pai?”, no que ele respondeu contando uma antiga lenda.

No folclore japonês diz que uma garça pode viver por mil anos, e uma pessoa que dobra em origami para cada ano de vida de uma garça terá seu desejo atendido. A história das garças de origami inspirou Sadako. Ela tinha uma nova paixão e propósito de ter seu desejo de estar bem novamente ao realizar a dobradura de mil garças de origami. Assim, ela começou a coletar centenas de pedaços de papel para fazer suas garças.

Com o passar do tempo, Sadako encheu seu quarto de garças de origamis coloridos e de todos os tamanhos. Ao finalizar o milésimo origami de garça, Sadako pediu para ficar bem novamente, mas, infelizmente seu desejo não se realizou, pois ela permaneceu doente, mas não perdeu a fé, voltando a dobrar mais origamis de garça, pedindo que a dívida de seu pai fosse perdoada, cada uma de tamanho diferentes, às vezes, quase do tamanho de um grão de arroz.

Sadako faleceu aos doze anos, cercada de seus familiares e de 1.300 garças de origami.

Quando Sadako percebeu o quão doente ela estava, teve muitos pensamentos e perguntas. Ela se preocupava com sua família, e se as pessoas se lembrariam dela. Sadako se perguntou: “Como posso tornar o mundo um lugar melhor enquanto estou viva?”

Ela queria deixar o mundo um lugar pacífico e compartilhou esses pensamentos e sentimentos com seus amigos e familiares. Embora Sadako não conhecesse seu impacto no mundo quando morreu, ela fez do mundo um lugar melhor. O espírito resiliente de Sadako e suas garças de origami inspiraram seus amigos e colegas de classe a arrecadar dinheiro para um monumento para Sadako e as crianças que perderam avida como resultado dos bombardeios atômicos a Hiroshima e Nagasaki. Desde 1958, milhares visitaram a estátua de Sadako no Parque Memorial da Paz de Hiroshima. A figura de Sadako levanta uma grande garça de papel no alto. Inscrita ao pé da estátua de Sadako está uma placa que diz: “Este é o nosso grito. Esta é a nossa Oração. Paz no mundo”.



Nenhum comentário: